AS ORIGENS CHINESAS

AS ORIGENS CHINESAS: KEMPO
As origens do Karatê-do podem ser pesquisadas através dos séculos, chegando até o Japão Moderno, via Okinawa, provenientes da China e provavelmente da Índia, a partir do quarto e quinto século A .C. .
As informações existentes estão documentadas, embora em sua maioria resumam-se em mitos e relatos romanceados, sem comprovação formal.
A tradição relata que uma das formas de luta que mais influenciou na formação do Karatê-do nasceu na China, cerca de 3.000 anos atrás, durante o período SHU, quando o distrito do RIO AMARELO (CHINA) foi unificado. Este tipo de arte marcial, chamada CHU’UAN-FA, ou KEMPO em japonês (o caminho do punho) é ilustrada no KANSHO, antigo livro chinês com registros de textos e figuras/
Durante o período da Dinastia TANG (618 – 907 DC) quando a China conheceu uma época de grande prosperidade e desenvolvimento, o KEMPO recebeu um grande impulso, tornando-se o esporte mais popular, com grandes torneios e campeonatos, sendo organizados em cada vilarejo das províncias, e até mesmo em áreas próprias dentro do Palácio Imperial, sendo que os vencedores das competições principais eram premiados dentro do Palácio, pelo próprio imperador, e gozavam de grande prestigio popular.
A lenda conta que há cerda de 1.400 anos (+ou- 520 DC) um monge budista chamado BODHIDHARMA (DARUMA em japonês) saiu de um pequeno reinado no sul da Índia, onde era o 3º príncipe na sucessão do rei, dirigindo-se para a China, onde chegou ao templo ou mosteiro de SHAOLIN-SZU (SHORIN-JI em japonês) nas montanhas HAO SHAN, província do HU-NAN.
Ele era também o 28º descendente de SHAKA (ou SHASON), o fundador do budismo, tendo-lhe sido atribuído a criação do Zen-Budismo e o desenvolvimento de uma forma de treinamento físico que se tornaria a base do KUNG-FU e do Karatê-do. Este treinamento foi desenvolvido objetivando superar as necessidades de resistência física e mental requeridas para os rigorosos testes e provas de desenvolvimento físico e espiritual exigidos aos monges, seus seguidores, e englobava uma combinação das técnicas de respiração da YOGA, proveniente da Índia, e das técnicas de combate sem armas, naturais da China, conhecidas como KEMPO.
Como resultado de tais métodos de treinamento, os monges do mosteiro de SHAOLIN-SZU vieram a torna-se famosos em toda a China por suas qualidades de lutadores bem como por seus conhecimentos de budismo.
Em virtude de sua religião proibir o uso de armas, os monges desenvolveram técnicas específicas de combate com as mãos vazias, as quais ficam conhecidas como SHORINJI KEMPO, cujos movimentos fluídos, basicamente efetuados com as mãos abertas, eram inspirados na filosofia ZEN de não violência e harmonia, e desenvolvidas a partir da observação das posturas de luta de diversos animais tais como o tigre, a serpente, o macaco, a garça, o urso, etc., além de também incluírem métodos de combate utilizando “armas naturais” tais como a BO, bastão utilizado pelos monges para auxilia-los como bengalas, nas longas caminhadas de suas peregrinações.
Como os chineses eram bastante evoluídos no campo de medicina, com suas curas por acupuntura demonstrando um profundo conhecimento dos diversos centros nervosos do corpo humano, veio o SHORINJI KEMPO a beneficiar-se bastante com estes conhecimentos, com o direcionamento da aplicação de suas técnicas de luta para atingir estes pontos vulneráveis do atacante ou adversário.
À medida que estas técnicas de combate difundiam-se pelas diversas regiões da China, iam gradualmente assumindo formas diferentes de acordo com as condições locais regionais, ou seja, no sul os pequenos e fortes agricultores (lavradores) com seus músculos superiores bastante desenvolvidos, naturalmente deram mais ênfase ao desenvolvimento de técnicas com a utilização dos braços e da cabeça; em contraste com os nômades cavaleiros do sul da China, os quais tendo desenvolvido pernas bastante fortes, deram preferência aos golpes com as pernas e saltos. Nesta época começas a aparecer e se definir as diferenças que deram origem aos diferentes de Kung-Fu e de Karatê-do, salientando-se que foram os estilos do da norte da China que estimularam bastante o desenvolvimento do karatê da vizinha Coréia, o TAE-KWOU-DO.
Embora constatado historicamente de que efetivamente o mosteiro de SHAOLIN-SZU tenha existido, e sido efetivamente destruído e queimado por duas vezes, não há prova positiva da real existência de BODHIDHARMA, razão pela qual alguns historiadores acreditam ser apenas mais uma das estórias, ou invenção literária criada para satisfazer a tradição chinesa de ter sempre uma estória para explicar determinados fatos ou costumes; enquanto que outros pensam ser apenas uma imagem caleidoscópica ou almagâmica de uma série de personagens que vieram a contribuir para o desenvolvimento do ZEN e do KEMPO chinês, dentro do período de sua florescência, com a creiação do ZEN-BUDISMO e do SHORINJI KEMPO.

0 comentários: