O KARATÊ TRADICIONAL

O KARATÊ TRADICIONAL
A vitória em si mesma não é a meta principal do Karatê Tradicional. O Karatê Tradicional é uma arte de defesa pessoal que usa o corpo humano na sua forma mais efetiva. Basicamente utiliza técnicas de bloqueio, golpe e combinação com outros movimentos. "Por meio do Karatê Tradicional, o ser humano adquire os meios para manter e melhorar suas habilidades mentais e físicas. Por meio da busca ilimitada de um aperfeiçoamento técnico, se chega ao melhoramento completo da habilidade humana.
Não obstante que os graus ou níveis alcançados são finitos por definição, a busca do desenvolvimento no Karatê Tradicional não tem limites. A capacidade humana para crescer e o potencial para desenvolver são fronteiras que demandam nossa exploração contínua.

HISTÓRIA DO KARATÊ TRADICIONAL
O Karatê Tradicional alcançou sua forma final, tal qual como conhecido no mundo moderno ao redor de 1930, no Japão. Suas bases técnicas porém, se iniciaram muito antes, com o TO-DE, a arte de Lutas sem armas, desenvolvida em Okinawa no Japão, O TO-DE surgiu quando o governo da referida província impediu a sua população a posse de qualquer tipo de arma.
Por sua vez o TO-DE de Okinawa, se baseou na técnica de luta chinesa conhecida como CHUAN-FA, cujas origens se remontam a mais de mil anos. Acredita-se que a arte de lula denominada NAN-PEI-CHUN, desenvolvida na província chinesa de FUKIEN, teve a maior influência no desenvolvimento do TO-DE.
Quando se fundiram as bases técnicas do TO-DE, à filosofia das artes marciais, o resultado foi o Karatê Tradicional. Isto ocorreu por volta do ano de 1600, quando várias artes de luta japonesa uniram sua filosofia e princípios técnicos. Esta fusão das artes de luta dentro da arte marcial, deu lugar ao princípio do Budô. Com ele surgiu a meta da busca constantemente até as formas mais elevadas do desenvolvimento humano.
Existe uma diversidade de estilos ou escolas de ensino do Karatê Tradicional. De qualquer forma, todas elas se dividem em duas grandes linhas, ou seja: SHURI-TÉ (inclusive o TOMARI-TÊ) e NAHA-TÊ,O SHURI-TÊ se desenvolveu em uma parte chamada SHURI de Okinawa (atualmente uma parte da cidade de NAHA). A SHURI-TÊ se baseava no CHUAN-FA chinês da era de 1400 A.C, e consequentemente se desenvolveu de sua própria maneira, sob as condições políticas e geográficas imperantes na Okinawa daquela época.
As origens do NAHA-TÊ se remontam ao NAN-PEI-CHUN do ano de 1900, introduzida desde Fukien, China, na área de Naha, em Okinawa.

0 comentários: