KARATÊ-DÔ TRADICIONAL

KARATÊ-DÔ TRADICIONAL
O karatê tradicional tem por base a filosofia do BUDÔ. O Dr. Imamura, da Universidade de Waseda, identifica o elemento BU o conceito de controle da violência, disciplina da vida, estabelecimento de normas e leis de conduta, conquista da segurança, contribuição pessoal para a pacificação e enriquecimento da sociedade. Segundo o mesmo autor, DÔ significa método, doutrina ou atalho.
A chamada luta sem armas, shime ou kime, tem por base o domínio das contrações musculares. Na ilha de Okinawa o kime passou para a Ilha Central do Japão, onde se aperfeiçoou, recebendo o nome de karatê – budô. As técnicas de luta Okinawa, ou seja, todome – waza, requerem anos de treinamento dos exercícios de base, que têm por objetivo alcançar velocidade, capacidade e rapidez de contração, focalização precisa, reunião e desencadeamento das forças em cada golpe. Os princípios de aplicação dessas técnicas de luta foram aperfeiçoados durante a guerra civil japonesa, que durou trezentos anos.
FILOSOFIA DO BUDÔ
Em tempos remotos, quando essas técnicas se estruturaram, perder uma luta significava a morte; portanto, não se podia perder. Muitas citações de pensadores daquela época confirmam essa preocupação e os valores do budô. Dizia, por exemplo, o famoso filosofo chinês Song Tsu: “Lutar cem vezes e vencer cem vezes é inferior a vencer sem lutar”. Conta-se também, a história de um famoso mestre que tinha três filhos e devia escolher um entre eles para seu sucessor. O mestre testou o primeiro filho, fazendo que ele fosse atacado pelas costas. O filho defendeu-se e o contra golpeou com grande habilidade. O segundo filho saiu-se melhor do que o primeiro, pois, na hora do ataque, apenas se esquivou. O terceiro filho, porém, foi realmente superior aos dois primeiros: antes do ataque, percebendo a intenção do pai, sorriu e disse: “Mestre, deixe de lado a brincadeira”.
A filosofia do budô sempre deu muita importância à percepção e à sensibilidade, uma vez que as técnicas que nela se baseiam, visam essencialmente:
• À conquista de estabilidade emocional e da autoconfiança, através de treino rigoroso e vida disciplinada;• Ao desenvolvimento da intuição, no sentido de perceber o ataque do adversário antes mesmo do início do seu movimento e da capacidade de analisar o adversário, para prevenir-se contra surpresas;• À formação de hábitos de saúde, como o uso da meditação zen e a respiração com o diafragma.

SHU-GYO: COMO BUSCAR, ATRAVÉS DA PRÁTICA, O APRIMORAMENTO.
O karatê colabora para a formação integral do homem, atuando principalmente sobre a formação da personalidade. Sua prática correta desenvolve: agilidade, percepção, raciocínio rápido e correto, boa postura, concentração, responsabilidade, disciplina, liderança, força de vontade, determinação, respeito mútuo, socialização, prevenção e manutenção da saúde, estabilidade emocional, independência, autoconfiança, resistência, espiritualidade, etc.
Não pode, portanto ser visto como esporte ou uma brincadeira de chutes e socos. Essa visão distorcida do karatê só colabora para a elevação do índice de acidentes. Sua prática correta exige uma visão mais ampla do ser humano em todas as suas dimensões, para fundamentar um método capaz de colaborar com o desenvolvimento total e harmonioso delas.

0 comentários: