O DESENVOLVIMENTO DO KARATÊ EM OKINAWA

O DESENVOLVIMENTO DO KARATÊ EM OKINAWA.
Situado no sul do Japão, entre este país e TAIWAN (FORMOSA), localiza-se o arquipélago das ilhas KYU, das quais a maior e mais importante é a ilha OKINAWA, com a qual a China estabeleceu relações comerciais desde o período da dinastia SUI (+ou– 607 DC).
Por volta de 1340 OKINAWA foi dividida em 3 (três) grandes reinados rivais, e em 1372 o rei SATSUDO, do maior destes reinados, firmou acordo de dependência com a China tornando-se vassalo do imperador MING. Como resultado desse acordo a partir de 1392 diversas famílias chinesas emigraram para OKINAWA, introduzindo o KEMPO nas ilhas do arquipélago, além de transmitir as tradições e conhecimentos chineses quanto à navegação, construção de navios, administração, fabricação de papel, tintas e pinceis, trabalhos com cerâmicas, lacas e sedas.
Em 1429 OKINAWA foi unificada em um único reinado, sob o comando do rei SHOHASHI dando início à primeira dinastia SHO, que estabeleceu o marco inicial de um período de grande desenvolvimento comercial e de grande prosperidade.
O intercâmbio promovido à partir de então, através dos marinheiros e comerciantes de OKINAWA em visita a diversas partes da ASIA e a ampliação das atividades comerciais com a Coréia, Java, Sumatra, Arábia e Málaca, são fatos considerados como fundamentais na história do desenvolvimento das artes marciais em OKINAWA.
Após o término da primeira dinastia SHO (em 1470) e depois de um período de turbulência política, estabeleceu-se em 1477 uma nova dinastia SHO, com o novo rei (SHO SHIN) tendo de enfrentar diversos chefes guerreiros revoltosos, que estavam firmemente entrincheirados em seus castelos, situados em diversas regiões da ilha.Como parte de sua estratégia de combate aos revoltosos e domínio completo da ilha, proibiu o porte de armas (basicamente punhais e espadas) e ordenou o recolhimento de todas as armas ao castelo real de SHURI, além de obrigar a todos os nobres a viverem próximos ao castelo, na capital real. Estas medidas geram uma enorme insatisfação popular, contribuindo enormemente para dar um tremendo impulso no desenvolvimento das artes marciais de lutas com as mãos vazias (sem armas).
A “era de ouro” de OKINAWA continuou em franco desenvolvimento até 1609 quando as ilhas do arquipélago RYU KYU foram invadidas e denominadas pelas tropas japonesas do SHOGUN SHIMAZU do clã SATSUMA; que as anexaram ao seu domínio.
Os japoneses mantiveram as proibições de porte de armas para os habitantes das ilhas, e mantiveram a nobreza limitada a viver na cidade de SHURI, enquanto que aos samurais e soldados japoneses era permitido portar suas armas, tendo também sido proibido o treinamento de artes marciais.
Como resultado de tal situação, os habitantes de OKINAWA passaram a exercitar-se de forma clandestina na arte de lutar com as mãos vazias, alcançando um grau de extrema eficácia, desenvolvendo em paralelo técnicas de utilização de implementos agrícolas como armas de defesa contra as espadas dos samurais.
Os diferentes estilos de luta começaram a tomar formas definidas, e o que era anteriormente conhecido de um forma geral como OKINAWA-TE (TE significando MÃO), ou simplesmente TE, a partir do início do século 18 desmenbrou-se em 3 grandes estilos ou método de treinamento identificados com as três principais cidades onde estes estilos foram desenvolvidos e influenciados por diferentes tradições chinesas.
Desta forma, o TE desenvolvido na cidade de SHURI tornou-se SHURI-TE, dando ênfase aos aspectos exteriores de velocidade, flexibilidade e força (este estilo deu origem ao atual SHORIN-RYU). Em NAHA, o NAHA-TE era praticado com ênfase aos aspectos “inferiores”, tais como Ki (espírito), respiração, coordenação e contração (força interior), vindo a dar origem ao atual GOJU-RYU.
O SHURI-TE era basicamente ofensivo e o NAHA-TE defensivo, inclusive adotando técnicas de segurar e derrubar adversários.
Em TOMARI, desenvolvia-se o TOMARI-TE, voltado tanto aos aspectos “exteriores” quanto “interiores”, vindo a unir-se posteriormente ao SHURI-TE e dando origem ao SHORIN-RYU.
Os diversos mestres de TE começaram também a dar grande ênfase ao uso de armas em seus treinamentos, mas não as armas originárias da China e que acompanhavam os treinamentos de KEMPO (ou de TANG TE como era conhecido), mas sim com as novas armas adaptadas dos utensílios de trabalho no campo, incorporando-se às técnicas básicas de treinamento.
Como a vestimenta tradicional dos soldados japoneses era a armadura de madeira com peça de bambu, atingir um golpe eficiente com as mãos nuas, sem armas, exigia um excepcional condicionamento das mãos e dos pés, que somente era conseguido com extenuante treinamentos no MAKIWARA.

0 comentários: