TEMAS DE NÍVEL MENTAL

Kurai (grau de virtude): É o nível de evolução do ser humano no sentido espiritual. Na arte marcial (budô), deve – se buscar e criar, ao longo do treino, as seguintes qualidades: confiança, grandeza de espírito, coragem, lucidez, otimismo, humildade e honra. O treino na linha kurai visa a tornar o individuo eficiente em suas dimensões físicas e mental. O ser humano que atingiu um alto nível nesta linha é realmente eficiente em todos os sentidos.
Sutemi (desprendimento): “A castanha que cai na água corrente só poderá flutuar quando se desprender do próprio fruto”. Os sentimentos de receio, insegurança, dúvidas, prejudicam o desempenho dos golpes, não permitindo que eles sejam dados na forma e no momento corretos. É preciso esvaziar-se de todos esses sentimentos para conseguir aplicar a técnica com naturalidade e determinação. Convém, entretanto, estar atento para não agir com selvageria e acabar violando a verdadeira razão. A falsa coragem, que costumamos chamar de coragem selvagem, é o ímpeto criado pelos instintos e não constitui o verdadeiro estado de sutemi.
Heijo – Shin (naturalidade): É normal, a todo ser humano sensível, ficar nervoso ao enfrentar uma situação anormal, mas quanto mais nervoso se fica, mais falhas se cometem; é comum até que o transtorno torne a pessoa incapaz de distinguir o certo do errado, falhando nas decisões que toma. O karatê é uma modalidade de luta que solicita muito o trabalho do equilíbrio mental, pois o nervosismo prejudica o desempenho. Convém habituar – se a manter o espírito de serenidade e confiança. As naturais dificuldades para atingir esse estado devem ser encaradas como motivação para reiniciar o treinamento. Esse procedimento deve estar sempre presente.
Shi – Shin (aprisionamento) e Ho – Shin (liberdade mental): A água corrente é mais limpa que a água parada, que apodrece. O mesmo acontece com o nosso cérebro: seu uso constante, adequadamente estimulado, nos permite mantê – lo sempre em condições ótimas de funcionamento.Todas as técnicas e os golpes empregados devem fluir naturalmente da capacidde que o lutador tenha de mentalizar toda a situação e agir automaticamente, sem se deter na analise dos fatos nem das possíveis intenções do adversário. Tudo isso, visando à busca do estado de naturalidade (heijo-shin).
Munen (extremo vazio na intenção) e Mussô (extremo vazio no pensamento): As artes marciais insistem num grande vazio como estado ideal para alcançar uma grande paz. Mesmo os samurais insistiam nesse extremo vazio como forma ideal de luta: esvaziar – se das ambições, das ansiedades pela vitória ou pela derrota, dos fantasmas do passado e do futuro e até mesmo das preocupações com a vida e com a morte. Quando se atingir o estado de vazio, brotará do interior uma nova energia, que se manifestará sob a forma de disposição, de criatividade e de intuição. Com isso, será possível enfrentar e solucionar os problemas da melhor forma.
Fudoshin (estado inabalável): É importante, quando surge algum imprevisto na vida, manter o estado de fudoshin. Mesmo que as condições do momento estejam pouco favoráveis, sejam quais forem as circunstancias, é preciso conservar uma forte determinação de conduta. Nestas horas mais difíceis, é muito importante possuir algo que sustente a crença e a força interior. É imprescindível acreditar no alto controle, principalmente nos grandes momentos de tristeza e depressão ou nos momentos em que nada parece dar certo, sem cair em descontrole emocional. Quando se está preparado, através da pratica correta do karatê, pode – se sentir o grande apoio que a arte marcial dá à personalidade, contribuindo para o desenvolvimento e atuando de forma positiva nos momentos de dificuldade.
Shin (mente), Ki (energia), Ryoku (corpo): Shin é um estado maduro da percepção, do raciocínio e da intuição, no que diz respeito ao movimento ou à intenção do adversário. Ki é a energia resultante do estado de determinação do shin, que pode ser representada pela força de vontade, pela disposição, pela intenção ou pele determinação. Ryoku representa a força do corpo em conjunto com sua eficiência técnica. Todo treinamento deve visar à união entre os três elementos (mente, energia, corpo), pois só assim será possível alcançar um alto nível. Um treinamento de karatê que vise somente à evolução física e técnica, desprezando a evolução espiritual, é distorcido e leva o individuo a agir de forma violenta, com conseqüências negativas para ele e para a sociedade.

0 comentários: