MELHOR FORMA DO KARATÊ

MELHOR FORMA DO KARATÊ SEGUNDO NAKAYAMA
Na década passada houve um aumento considerável na popularidade do karatê por todo o mundo. Entre aqueles que têm sido atraídos pelo karatê, estão os estudantes e professores, artistas, empresários, funcionários públicos, tendo sido praticado por policiais e pelos membros da força de autodefesa japonesa. Em algumas universidades o karatê tem se tornado matéria obrigatória, e esse número vêm crescendo anualmente.
Junto com o aumento de popularidade houve infelizes e lamentáveis interpretações sobre o karatê, confundido com o chamado estilo chinês de boxear, e o relacionamento com o original Okinawa Te não foi satisfatoriamente entendido. Existiram também pessoas que consideravam o karatê como um mero show, onde dois homens atacam um ao outro barbaramente. Como era a forma de boxear no qual os pés eram usados, ou ainda um homem exibia-se quebrando blocos ou outros objetos resistentes, com a cabeça, mãos e pés. Se Karatê é praticado unicamente como uma luta técnica, este é um motivo por lamentar. As técnicas fundamentais têm sido desenvolvidas e aperfeiçoadas através de longos anos de estudo e prática, mas para o uso dessas técnicas fazer algum efeito, o aspecto espiritual dessa arte de autodefesa precisa ser reconhecido e deve-se seguir as regras predominantes (obrigatória). É gratificante ver que há quem entenda isso, quem sabe que karatê é puramente arte marcial oriental, e quem treinam com atitude correta (apropriada).
Ser capaz de derrotar um oponente com um golpe de punho ou um simples treino de corpo e do espírito e, acima de tudo, seu oponente deve ser tratado com a devida cortesia. Chute é o objetivo dos antigos mestres de arte marcial de Okinawa, mas até os experientes profissionais liberais dão maior ênfase ao lado espiritual do que ao lado técnico da arte. Treinamento significa, não é suficiente lutar com toda sua potência (capacidade), o verdadeiro objetivo do karatê - dô é fazer tudo pelo bem da justiça.
Gichin Funakoshi, um grande mestre do karatê - dô, destacado várias vezes que sua primeira finalidade na dedicação dessa arte foi a educação de uma espírito nobre, um espírito humilde. Simultaneamente desenvolveu força suficiente para destruir um animal feroz com um simples golpe. Torna-se um verdadeiro seguidor do karatê - dô é possível apenas quando se alcança a perfeição nesses dois aspectos, no espiritual e no físico.
Karatê como uma arte de autodefesa e karatê como um significado de aperfeiçoamento e conservação da saúde há muito existe. Vinte anos atrás uma nova atividade tem sido explorada e está vindo com força total, e o karatê como esporte.
No karatê como esporte, competidores são julgados com a finalidade de determinar (decidir) a habilidade dos participantes. Preciso ressaltar mais uma vez que é lastimável. Existe uma tendência a colocação em destaque no competidor vencedor, e quem não dar a devida atenção à prática dos fundamentos técnicos, optando em vez de na tentativa de Jiy Kumitê em oportunidade prematura.
Destacar um vencedor é inevitável, mas altera o envolvimento de uma pessoa no uso e na prática de técnicas de fundamento. Não apenas que, irá resultar num ser incapaz de executar técnicas com poder e eficiência, o qual, afinal de contas é a característica especificada Karatê - Dô. O homem que começa Jiy Kumitê prematuramente, sem ter praticado fundamentos suficientes, logo será ultrapassado por aquele que tem treinado as técnicas básicas, constantes e aplicadamente. É bastante simples, a pressa é inimiga da perfeição. Não há alternativas para aprender e praticar técnicas básicas e movimentos, será degrau por degrau e estágio por estágio.
As competições de karatê são para conservar. Elas devem ser convenientemente conduzidas condicional e espiritualmente. A vontade de vencer um oponente é contra produtivo (aconselhável), desde que resulte por falta de seriedade no aprendizado de fundamentos. Além disso, pretender mostrar selvagemente poder e força em uma luta, é totalmente indesejável. Quando isso acontece, a cortesia (obrigatória) dirigida ao oponente é esquecida, e isso é de extrema importância em algumas expressões do karatê. Acredito que essa questão, merece muita reflexão e auto-avaliação de ambas as partes, instrutores e alunos.
Para explicar os muitos complexos movimentos do corpo, tem sido meu desejo apresentar um livro repleto de ilustração com um texto moderno (atualizado) baseado na experiência que eu adquiri dessa arte, por mais de 46 anos. Este deseja está sendo realizado pela publicação de série (Melhor forma do Karatê), no qual meus escritos tenham sido totalmente revisados com a ajuda e encorajamento de meus leitores. Essa nova série explica em detalhes o que é Karatê-Dô, na linguagem mais simples quanto possível, e espero sinceramente que seja de ajuda para os seguidores do Karatê-Dô. Desejo também que os Karatecas em todos os países (mundo) sejam capazes de entenderem-se (um ao outro) melhor através dessa série de livros.

0 comentários: