ORIGEM DO KARATÊ

AS ORIGENS DO KARATÊ – DÔ
O desenvolvimento de calos e deformações nos pés e nas mãos obtido neste tipo de treinamento tornou-se uma característica comum dos estilos de Karatê de OKINAWA, prevalecendo até os nossos dias, principalmente porque nunca chegou a ser dada a devida importância à parte filosófica e espiritual dos treinamentos, pois a pratica do budismo não era muito popular em OKINAWA, ficando os diversos estilos de TE apenas como uma forma eficiente e eficaz de combate e destruição do adversário.
Conta a tradição oral, com poucos registros oficiais, que foi SAKUGAWA, um nativo de SHURI, que após ter estudado KEMPO e métodos de luta com BO na China, retornou a OKINAWA em 1722, iniciando a ensinar em SHURI o que denominou de KARATE-NO-SAKUGAWA, tendo sido esta a primeira vez que o nome KARATÉ foi utilizado, significando “técnica chinesas”.
Nesta época o adido militar chinês ASON ensinava em NAHA, e seu colega IWAH em SHURI. Um terceiro adido militar chinês, WAISHINGZAN transmitia sua arte em KUNENBOYA, pequena cidade perto de NAHA; e foi um chinês do sul, não identificado (SHION-JÁ?), que naufragou ou aportou em OKINAWA, o responsável pela formação da escola de TOMARI; sendo então estes os principais responsáveis pelo desenvolvimento destes novos estilos anteriormente referidos.
Posteriormente, cerca de 1830, um funcionário público de OKINAWA, SOKON MATSUMURA, foi enviado à China onde aprendeu SHORINJI KEMPO, e, em seu retorno a OKINAWA fundou em SHURI a “SHORINRYU-GOKOKU-NA-KARATE’, o nome original do SHORIN-RYUKARATE; além de também ter sido indicado como introdutor do jogo GO de origem chinesa em OKINAWA. Nesta época, o Karatê de OKINAWA dava muita ênfase as técnicas de bloqueio direto em relação a qualquer ataque, o que sempre resultava em sérios machucados e traumatismo quando o atacante estava armado.
Mestre ANKO ASATO, aluno de Mestre MATSUMURA, e que foi o responsável por demonstrar a superioridade das técnicas de esquiva sobre as de esquiva sobre as de bloqueio direto, vencendo desarmado, a um dos maiores espadachins daquela época, TOSHIAKI KIRINO.
Vários mestres tronaram-se famosos durante este período e vieram a exercer grande influência no desenvolvimento do Karatê - dô no Japão. Dentre eles podemos destacar: SOKON MATSUMURA, e seus alunos ANKO AZATO e ANKO ITOSU (todos eles do estilo SHURI – TE), KANRYO HIGAONNA (NAHA-TE), KOSAKU MATSUMURA (TOMARI-TE) CHOJUN MIYAGI (fundador do estilo GOJU-RYU), KENWA MABUNI (fundador do estilo SHITO-RYU) e GICHIN FUNAKOSHI ( fundador do estilo SHOTOKAN e considerado pai do Karatê moderno), estes 3 últimos tendo sido discípulos do Mestre ASATO.

0 comentários: