FAIXAS ( GRADUAÇÃO )

"O homem faz a técnica, e não o contrário”.
"É o nível técnico do praticante que valoriza sua faixa".
As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais aceito; ANtes disso, muitos métodos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas recorriam a três tipos de certificados para seus membros:
SHODAN - significando que se havia adquirido o status de principiante;
TIUDAN - significava a botenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.
JODAN - a graduação mais alta. Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais).
Se o indiíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre, demonstrando interesse e dedicação, recebia o MENKIO, a licença que permitia ensinar.
Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei. Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular.
A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do MENKIO, era o certificado KAIDEN, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema.
O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu (classe) e Dan (grau), foi criado por Jigôro Kano, fundados do Judô Kodokan.
Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a particar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo.
No Karatê, as faixas e cores são as seguintes:
Faixa branca - Iniciante
Faixa amarela - 6º Kyu
Faixa vermelha - 5º Kyu
Faixa laranja - 4º Kyu
Faixa verde - 3º Kyu
Faixa roxa - 2º Kyu
Faixa marrom -1º Kyu
Faixa preta - 1º Dan
Na classificação de faixas coloridas, KYU siginifica classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente.
Na classificação de faixas pretas, DAN significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente até o 10º Dan (homenagem póstuma).
Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.
No Japão, o título mais alto que uma pessoa pode obter nas artes marciais se denomina HANSHI;
É um alto cargo, cujo significado transcende as habilidades físicas ou técnicas, significa mestre exemplar.
Porém, nenhum título é mais conhecido que "Sensei". Literalmente, SENSEI significa vida prévia. Isto significa em contexto oriental, que se está ante uma pessoa com conhecimento avançado da arte e um nível de conhecimento humano elevado. Portanto, Sensei não significa somente professor de arte marcial, mas também pessoa culta, educada e de conduta irrepreensível.


0 comentários: