DIFERENÇA ENTRE O KARATÊ TRADICIONAL E OS NOVOS KARATÊS

DIFERENÇA ENTRE O KARATÊ TRADICIONAL E OS NOVOS KARATÊS
O Karatê Tradicional, que é o Karate Original se desenvolveu no Japão como uma arte marcial. Em termos técnicos, o Karatê Tradicional se baseia no conceito técnico do golpe definitivo, o qual se define como a técnica suficiente para destruir um atacante em ofensiva.
Em harmonia com outras técnicas relacionadas, o golpe definitivo integra todo o poder do corpo para centralizá-lo em uma área determinada.
Nas competições do Karatê Tradicional tudo se baseia na arte da defesa pessoal. Por exemplo, só se reconhece a técnica do golpe definitivo para contar a pontuação. Inclusive de acordo com o princípio de que o golpe definitivo não oferece uma segunda oportunidade, os combates dentro do Karatê Tradicional, são um só ponto. Portanto, as ações descuidadas as técnicas inadequadas são minimizadas devido as bases da regra a um só ponto.
Em se tratando de uma arte de defesa pessoal, o tamanho do adversário não é considerado, é portanto irrelevante, os princípios de defesa pessoal exige a preparação adequada para defender-se contra qualquer adversário, sem se importar com seu tamanho, qualquer que sejam as circunstâncias, o adversário pode ser maior.
Como uma arte de competição, o Karatê Tradicional se vale da competição como um meio para aumentar o treinamento e o desenvolvimento humano, através do melhoramento da estabilidade emocional, da disciplina mental e do respeito. Unidas, estas metas constituem a base das regras do Karatê Tradicional.
Os novos Karatês se desenvolveram com base no Karatê Tradicional do Japão. Estes novos Karatês têm suas técnicas e orientações derivadas das bases do chuta com pé e golpes do Karatê Tradicional.
Ainda que em aparência sejam similares, os novos Karatês realizaram algumas modificações cruciais, talvez a mais profunda alteração foi a ênfase a filosofia de uma arte marcial de defesa pessoal, até um jogo de pontapés múltiplos, baseando em golpes e patadas.
Por exemplo, é do conhecimento geral, que os novos karatês incorporam o chute com pé e o golpe em um sentido mais amplo. Os pontos concedidos se outorgavam as mãos e pés mais rápidos que alcançassem o objetivo. Ante tais circunstâncias, o golpe definitivo deixava de ser um requisito. Como resultado, a aplicação da força de impacto por meio da açâo integral do corpo não era necessária.
Ainda a medida de movimentos corporais se estabeleceu como um dos aspectos mais importantes. Traçando um paralelo a dinâmica corporal do karatê Tradicional, se opunha por completo à dinâmica dos novos Karatês.
Por não terem os mesmos requisitos do golpe definitivo, os novos karatês têm suas regras de luta baseadas mais no sistema de qualificação de pontuação múltipla, que podem ser de três ou seis pontos e meio.
O Karatê Tradicional se baseia na arte de defesa pessoal, e considerando-se o tamanho do adversário irrelevante, daí não haver a divisão de categorias por peso. Por seu lado, os novos Karatês se consideram mais como um esporte do que como uma arte marcial, Por esta razão, dentre os novos karatês, há um que tem sete categorias de peso.

0 comentários: